Dr. Cristiano Menezes


Ortopedia/Cirurgia da Coluna


O Dr. Cristiano Menezes é um ortopedista brasileiro com grande experiência no tratamento das diversas condições que acometem a coluna vertebral. Especialista em cirurgia minimamente invasiva da coluna, fez o seu Fellow em Cirurgia da Coluna no renomado Texas Back Institute, em Dallas – EUA, um dos maiores centros de desenvolvimento tecnológico da área no mundo.

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e é Doutor em Ciências da Saúde Aplicadas ao Aparelho Locomotor pela Faculdade de Medicina da USP – Ribeirão Preto. Atualmente é membro do Serviço de Cirurgia da Coluna do Hospital Ortopédico/ Life Center-BH e coordenador da especialização médica em Cirurgia da Coluna do Hospital Ortopédico/Life Center. Participa também do Grupo de Cirurgia da Coluna do Hospital da Baleia, e é preceptor da residência em Ortopedia e Traumatologia do referido hospital.

Foi vice-presidente do Comitê de Cirurgia Minimamente Invasiva da Sociedade Brasileira de Coluna (2010-12), é membro da atual diretoria da Sociedade Brasileira de Coluna (2013-19), membro da Diretoria da SBOT- regional MG (2015-17), delegado e Faculty da AOSpine Latin America, Diretor Regional para a América Latina do SOLAS (Society of Lateral Access Surgery). O Dr Cristiano foi eleito Presidente da SBOT-MG para o ano de 2018 e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) para o biênio 2019-2021. Faz parte do corpo editorial das revistas Coluna/Columna, SciTechnol-Journal of Spine and Neurosurgery e Revista Brasileira de Ortopedia (RBO).

Presidiu o III Congresso Brasileiro de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna, realizado em 2012 em Salvador/BA. Presidente do XV Congresso Brasileiro de Coluna, que foi realizado em Belo Horizonte/MG, em 2015. Participa como membro do Comitê Científico de diversos congressos de Sociedades Internacionais como o SMISS (Society for Minimally Invasive Spine Surgery), ISASS (International Society for Advancements in Spine Surgery) e NASS (North American Spine Society).

O Dr Cristiano foi eleito Presidente da SBOT-MG para o ano de 2018, Presidente do Comitê de Coluna da SBOT nacional, Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) para o biênio 2019-2021 e Presidente da referida Sociedade para o Biênio 2021-2022.

Tenha acesso ao currículo lattes na íntegra: http://lattes.cnpq.br/7468352243906021