Doenças osteometabólicas: falhas na produção óssea


O metabolismo é uma reação química que ocorre no corpo humano de modo a garantir a produção e fornecimento de energia. Se este processo falhar, resultará em algum prejuízo corporal e será necessário investigar a causa.

As doenças osteometabólicas são fortes exemplos dessa falha, ou seja, significa que o tecido ósseo não se atualizou rápido o suficiente para se desgastar novamente, levando à sua vulnerabilidade. Basicamente, a causa da doença óssea degenerativa é o desequilíbrio entre a formação e a regeneração óssea.

Para a Dr. Fabiana Maksud, endocrinologista especialista em doenças osteometabólicas, professora da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, todo osso do corpo humano é uma estrutura complexa e bastante dinâmica. Conforme a especialista, o ser humano forma e reabsorve osso durante todo o período da vida, pois o tecido ósseo é renovado continuamente. Em outras palavras, para funcionar adequadamente, essas estruturas ósseas estão em constantes ações entre o consumo da massa óssea e sua regeneração

Existem algumas doenças que poderão, em alguns casos específicos, atrapalhar essa formação, e em outros a reabsorção óssea. Esses desequilíbrios metabólicos acabam por afetar parcial ou totalmente a saúde dos ossos.

As principais doenças osteometabólicas são:

  • Osteoporose (em seus diferentes tipos, como a osteoporose senil, a osteoporose pós-menopausa e a osteoporose induzida por uso de medicamentos);
  • Raquitismo;
  • Osteomalácia (o raquitismo que afeta pacientes adultos);
  • Hiperparatireoidismo primário;
  • Doença de Paget.
Ainda de acordo com Dra. Fabiana, existem algumas doenças mais raras ou alguns tipos específicos de tumores que também podem atrapalhar a formação dos ossos causando as doenças osteo metabólicas.

Quais as causas das doenças osteometabólicas?

Variados são os motivos para o aparecimento das doenças osteometabólicas. Dentre eles, podemos citar alguns como hereditariedade, deficiência de vitamina D, má absorção de cálcio pelo organismo, desequilíbrios hormonais ou mesmo falta de sono, pois é durante o descanso que é produzido e liberado o hormônio do crescimento (GH), responsável pela remodelação de massa óssea.

Fabiana alerta que, em pacientes com diabetes que não fazem um controle regular, poderá ocorrer um pico de massa óssea menor. Ou seja, o nível máximo de osso que um ser humano consegue formar será comprometido, podendo gerar menos osso no corpo humano, levando esse paciente a uma alta probabilidade de desenvolver um quadro de osteoporose.

Diagnóstico e tratamento

As doenças osteometabólicas podem ser diagnosticadas através exames laboratoriais que apontam alterações nesse sistema ou outras doenças que podem afetar o metabolismo ósseo.

Além de analisar o histórico médico do paciente para reforçar o diagnóstico, os médicos podem solicitar exames de imagem, como raios-x, densitometria ou cintilografia óssea e de glândulas paratireoides. Outros testes que podem ser verificados incluem análises de cálcio e fósforo na urina, vitamina D, doses de paratormônio e fosfatase alcalina.

Dra. Fabiana destaca que, na prática da medicina, é comum a afirmação de que a “clínica é soberana”, ou seja, será conforme as queixas do paciente, e somente após o exame clinico detalhado, e identificando a necessidade, que serão solicitados exames complementares.

As doenças osteometabólicas podem ser prevenidas?

Atualmente, a melhor forma de prevenção ainda é a soma de atividade física, tomadas regulares de sol e acompanhamento médico, pois ainda não existe uma cura para as doenças osteometabólicas.

No entanto, com acompanhamento médico e ações diárias de cuidados específicos é possível ter um controle sobre as doenças. O tratamento é multidisciplinar e pode incluir avaliação com uma certa variedade de profissionais como endocrinologista, ortopedista, nutricionista, além de uso de medicamentos, e em casos mais graves, a necessidade de procedimento cirúrgico.