Por que Ortopedia e Traumatologia?


No Brasil, Ortopedia e a Traumatologia são incluídas em uma única especialidade. Mas você sabe quais as diferenças entre a atuação de um e outro profissional?

Elas tratam, basicamente, da mesma coisa: o sistema musculoesquelético humano. Mas há um diferença crucial entre as duas especialidades.

A Ortopedia lida com problemas crônicos e congênitos. É voltada para a correção de deformidades ósseas e da postura, além de trabalhar no alívio de dores e no reestabelecimento de funções motoras.

Já a Traumatologia tem caráter mais emergencial. Um traumatologista lida com traumas causados por quedas e acidentes, em resumo.

Podemos dizer que a Traumatologia é uma ramificação da Ortopedia. As ocorrências que fazem parte da rotina de um traumatologista costumam ser específicas e de alta gravidade, exigindo atendimento médico com foco nesse tipo de situação.

 

Qual é a função da Ortopedia e da Traumatologia?

O ortopedista faz o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de doenças e deformidades de origem anatômica e fisiológica que afetam ossos, músculos, tendões, articulações e ligamentos.

As principais condições que a Ortopedia trata são:

  • Deformidades ósseas;
  • Deformidades causadas por doenças crônicas, como artrite e artrose;
  • Desvios de coluna, como escoliose, lordose e cifose;
  • Problemas articulares;
  • Hérnia de disco;
  • Lesões esportivas;
  • Lesões musculares.

Entretanto, por passar por uma formação unificada com a traumatologia, o ortopedista também trata lesões causadas por traumas, quedas e impactos.

A rotina de um médico traumatologista é um pouco diferente.

O traumatologista, normalmente, não costuma ser procurado para consultas e avaliações de rotina. Por lidar com traumas e lesões causadas, em maioria, por acidentes domésticos, de trabalho e de trânsito, está presente no atendimento de urgências no ambiente hospitalar.

 

Formação em Ortopedia e Traumatologia

Interessados em seguir a carreira de Ortopedia e Traumatologia devem passar por graduação em Medicina e especialização na área, contabilizando 9 anos de estudos, no mínimo.

Ainda assim, o aprendizado continua mesmo após a aquisição do título, já que é preciso acompanhar os constantes avanços da especialidade.