Como preparar as crianças para o retorno das aulas presenciais?


Além da necessária prevenção da Covid-19, outras questões também merecem atenção especial

 

Após cerca de três semestres consecutivos, instituições públicas e privadas de educação de todo o país iniciaram o retorno gradual às atividades presenciais. A redução no número de internações e mortes pela Covid-19, possibilitada pelo avanço da vacinação, foi fator determinante para a decisão. O índice de Matriciamento de Risco (MR) é o mais importante para a validade da medida, já que considera a incidência da infecção e suas tendências.

Listamos, abaixo, um passo a passo para que as crianças, mas também adolescentes e jovens, revisitem o espaço escolar com a saúde sempre em dia.

Protocolo básico, mas poderoso

Máscara no rosto, álcool em gel na mochila, orientações sobre distanciamento social e lavagem frequente das mãos. Todos os dias antes da saída de casa, faça esse ritual com os pequenos.

E a cabeça, onde fica nessa história?

As relações sociais mudaram. As matérias foram, por muito tempo, aplicadas na tela de um computador, sem contato ou interações humanas. Dialogue com as crianças e escute o que elas têm a dizer. Muitas inseguranças, medos e necessidades podem ser identificadas nesse exercício.

O corpo também importa!

Qual o estado atual da mochila a ser utilizada? Fique atento às dicas:

  • Verifique o peso diariamente para não sobrecarregar a coluna da criança.
  • Alças confortáveis, firmes e ajustáveis são fundamentais. Assista ao vídeo da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e saiba mais.