3 Mitos sobre as cirurgias na coluna


Apesar de cada vez menos invasivas, as cirurgias de coluna geram medo e muitas dúvidas entre as pessoas. Ainda que um procedimento cirúrgico não seja recomendado em todos os casos, é preciso se desfazer de alguns dos mitos mais populares relacionados ao tema.

Logo abaixo vamos desmistificar quatro mitos que você já deve ter ouvido por aí. Confira!

Veja também: Text Neck: já sentiu dor por passar muito tempo no celular?

Mito 1: Toda cirurgia na coluna é altamente invasiva

Talvez o maior medo de quem precisa passar por uma cirurgia na coluna é o grau invasivo da técnica. A verdade é que atualmente os procedimentos estão cada vez mais simplificados.

Ao passo que a medicina avança tecnologicamente, as operações se tornam mais “gentis” com o corpo. Cirurgias na coluna podem ser minimamente invasivas, realizadas através de micro inserções de tubos e até agulhas. O método conta com o uso de câmera ou aparelhos de raio-x que guiam o cirurgião durante o procedimento.

Esse tipo de procedimento, além de seguro, é tão efetivo como uma cirurgia mais invasiva.

Mito 2: A recuperação é longa e dolorosa

Quem passa por uma cirurgia na coluna vertebral não necessariamente precisa enfrentar um pós operatório longo e traumático.

Com exceção das intervenções para tratar deformidades ósseas ou fraturas, o usual em cirurgias minimamente invasivas é que o paciente saia do hospital em um ou dois se sentindo bem e andando normalmente.

Além disso, o pós operatório não restringe a prática de esportes e o trabalho, desde que com avaliação e acompanhamento médico, é claro.

Mito 3: Hernia de disco só se resolve com intervenção cirúrgica

Segundo o IBGE, a hérnia de disco acomete atualmente mais de 5,4 milhões de brasileiros. Mas o que muitos não sabem é que a cirurgia não é a única forma de lidar com o problema.

Dados da Sociedade Brasileira de Coluna mostram que cerca de 95% dos casos não exigem intervenções cirúrgicas, podendo ser tratados de forma mais simples na rotina do paciente.

O tratamento não cirúrgico pode ser feito com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas e ortopedistas, através de medicamentos orientados por um médico especialista, RPG ou alongamentos específicos para tratar o problema.

Como prevenir uma hérnia de disco?

Se você já tem um diagnóstico ou quer se prevenir contra a hérnia de disco, siga as recomendações básicas:

  • Cuide da sua postura;
  • Mantenha o peso corporal adequado para sua altura;
  • Pratique atividades físicas regularmente para manter o corpo ativo;
  • Evite passar muito tempo na mesma postura, principalmente se trabalha sentado;
  • Não carregue excesso de peso no trabalho ou nas atividades cotidianas;
  • Caso já tenha o diagnóstico, busque um programa de exercícios adequado e supervisionado por um profissional fisioterapeuta.

Veja também: A cirurgia de hérnia de disco é indicada em todos os casos?