4 cuidados com a coluna fundamentais para praticantes de musculação


Fortalecer a musculatura é, sem dúvidas, uma das melhores formas de proteger a coluna ao longo da vida.

Mas, por outro lado, a coluna é uma das regiões mais lesionadas durante a prática de musculação. Os movimentos mal executados e o excesso de peso não só atrapalham o seu progresso na atividade, podem também causar lesões graves e incapacitantes.

Para uma prática segura, o primeiro passo é realizar uma avaliação médica que verifique sua condição física para, então, junto de um profissional de Educação Física, criar um plano de treino com exercícios adequados às suas características, limitações e objetivos.

Além disso, algumas dicas simples podem te ajudar a cuidar da coluna em paralelo com a prática da musculação. Veja quais são.

1. Não dispense alongamento e aquecimento

Preparar e aquecer os músculos é fundamental para evitar desconfortos e acidentes durante a musculação. Muito se debate sobre a real necessidade de se alongar e aquecer antes de uma prática física. Ambos são importantes, mas têm funções diferentes e, muitas vezes, são executados na ordem errada.

Se alongar antes de preparar o corpo também pode te deixar sujeito à lesões. Por isso, o aquecimento deve ser feito antes de qualquer coisa. Sua função é elevar a frequência cardíaca e a temperatura do corpo, também acelerando a respiração e a pressão arterial. Além do efeito vasodilatador, que é responsável por levar mais oxigênio para os músculos e promover um metabolismo aeróbico. Então, antes de começar a malhar, se aqueça e alongue seus músculos.

 

2. Use roupas e calçados adequados

Opte sempre por peças confortáveis que permitam que você realize todos os movimentos sem limitações. Durante a musculação, você vai se colocar em diversos ângulos e posições. Portanto, dispense as roupas apertadas que, além de dificultarem a mobilidade, vão aumentar a tensão dos grupos musculares.

O mesmo vale para os calçados: nada de chinelos, sapatos de couro ou sandálias. Prefira um tênis confortável que te ajude a manter a postura adequada durante a execução dos movimentos.

 

3. Cuide da postura durante a prática

A má postura é inimiga numero um da sua coluna e pode te causar sérias lesões durante a prática esportiva.

Para evitar qualquer problema, mantenha a coluna alinhada e, é claro, sempre que necessário, peça ajuda aos instrutores presentes na academia. Eles vão te auxiliar a manter a posição mais segura em cada atividade.

E se você já sofre com algum desconforto postural ou pratica musculação de alta carga, considere o uso de uma cinta protetora para lombar. O acessório vai promover estabilidade da sua coluna vertebral pela compressão abdominal.

 

4. Evite a sobrecarga

Exagerar no peso não vai acelerar a evolução da sua prática. Tenha calma, pois uma carga muito alta pode aumentar a tensão na região das costas, obrigando a coluna a ficar em uma postura inadequada para suportar aquele peso.

Preste atenção no seu corpo e em como você se sente trabalhando com cargas que consegue suportar e, só assim, aumente o nível aos poucos.

 

É importante dizer que os resultados da musculação são gradativos e estão relacionados não só à prática, mas também à alimentação e ao descanso. Seja paciente, respeite seu corpo e não dispense o acompanhamento profissional.