Text Neck: já sentiu dor por passar muito tempo no celular?


“Procurei atendimento médico devido a uma dor constante no pescoço, estava preocupada”, afirma a jornalista Marina Rezende (25). Ela, como a maioria dos jovens adultos, utiliza a tecnologia para a maioria das atividades do dia, como o trabalho e o lazer e, sem perceber, colhe os frutos disso com o Text Neck: a síndrome do pescoço de texto.

Se engana quem pensa que isso é um fenômeno que surgiu com o boom dos dispositivos móveis. Como o próprio nome diz, a leitura e a posição do pescoço importam muito mais que o aparelho, visto que o consumo de livros em excesso também pode ocasionar peso e desconforto na região.

Apesar disso, com a popularização dos smartphones o número de pacientes que buscam ajuda realmente aumentou muito. Marina, por exemplo, resolveu ir contra a corrente e reduzir o tempo que passa nas redes sociais. “Ativei um aplicativo que notifica quando ultrapasso um período pré-estabelecido no Instagram e WhatsApp, e já comecei a sentir os resultados”, declara. Para ela, o ioga, os exercícios caseiros e o pilates também foram decisivos para se livrar de sintomas como alteração postural, formigamento nos dedos e as intensas dores nos ombros.

Outros sinais comuns são:

  • Dificuldade para movimentar a região
  • Dor nas costas e na cervical
  • Dor de cabeça constante

O tratamento ideal para o transtorno inclui medicação apenas para aliviar o quadro, quando este for intenso. De maneira geral, a educação postural, os alongamentos e uma atenção dedicada ao uso de celulares e tablets costumam resolver. A fisioterapia, em alguns casos, também pode ser acionada.