Seu colchão é adequado para sua coluna? Aprenda como escolher o melhor modelo


Passamos um terço do dia (e da vida) dormindo. Por isso, escolher um bom colchão é tão importante para a saúde, principalmente se você já tem alguma lesão ou sofre com dores na coluna.

Mas você sabe qual modelo é mais indicado para seu tipo corporal? Essa tarefa não é difícil, mas para fazer a melhor escolha, é preciso seguir alguns passos. Confira logo abaixo.

Como escolher o melhor colchão para sua coluna?

Algumas pessoas preferem dormir em colchões mais firmes, outras se sentem mais confortáveis em estruturas macias.

É uma questão de gosto pessoal, mas é preciso tomar cuidado com os extremos: um colchão muito duro eleva a tensão muscular e pode causar dores; macio demais, permite que seus ombros e quadris se afundem durante o sono, prejudicando a postura.

Prefira um modelo que seja macio, mas que suporte o peso do seu corpo.

Colchão de espuma x Colchão de mola

As diferenças entre colchões de mola e espuma vão além do material e acabamento. A espuma torna o produto mais firme, o que oferece mais sustentação para a coluna, enquanto as molas permitem maior adaptabilidade às curvas do corpo e aos movimentos que fazemos durante o sono.

Se a primeira opção faz mais sentido para você, atente-se à densidade da espuma indicada para seu peso antes de comprar.

Para os colchões de mola, você pode escolher entre três tipos: fio contínuo, molas ensacadas e bonnel.

Os colchões com mola bonnel e de fio contínuo têm molas interligadas. Isso significa que os movimentos se espalham por toda a superfície do colchão. Essa opção é mais indicada para quem dorme sozinho.

Já as molas ensacadas, além de criarem menos ruídos com movimentos, oferecem mais conforto anatômico. Ou seja, elas se adaptam melhor às diferentes pressões que o corpo produz durante a noite.

Em casos mais graves, a cama hospitalar pode ser uma boa opção

Se você tem problemas posturais ou lesões na coluna, considere uma cama hospitalar. Ela possui sistemas que permitem a elevação de regiões específicas do corpo, evitando criar pressão e sobrecarga na coluna.

Em resumo, a recomendação mais importante na hora de escolher um colchão de qualidade é ir até uma boa loja, conversar com especialistas e experimentar vários modelos.