3 sinais pouco conhecidos da Osteoporose


A Osteoporose afeta mais de 10 milhões de brasileiros, segundo dados da Federação Internacional de Osteoporose (IOF). O maior problema é que muitas pessoas sequer têm conhecimento de que sofrem da doença.

Os sintomas mais comuns e mais conhecidos pelas pessoas são o enfraquecimento dos ossos com a perda de força, além das dores na coluna e no pescoço.

Mas além desses sinais, alguns sintomas pouco comuns levantam o alerta e devem ser levados em conta. Confira abaixo quais são eles.

O que é a Osteoporose?

Antes de falarmos sobre os sintomas, algumas informações importantes sobre a Osteoporose.

A doença é causada pela perda excessiva de massa óssea, que geralmente ocorre junto ao envelhecimento do corpo. A prática de exercícios físicos e boa alimentação é capaz de retardar o diagnóstico.

E, além disso, alguns fatores que aumentam a chance de desenvolver a doença podem ser evitados, como tabagismo, baixa exposição solar, baixa ingestão de cálcio e vitamina D.

Consumir refrigerantes e café em excesso também torna o corpo mais propenso à doença, já que eles dificultam a absorção de cálcio pelo organismo.

Sintomas pouco conhecidos da Osteoporose

A osteoporose é uma doença de instalação silenciosa. As lesões ósseas são sintomas avançados da doença. No início, os sinais podem ser sutis e passar despercebidos pelo portador.

  1. Retração gengival

A degradação dos ossos gerada pela Osteoporose pode culminar em uma retração gengival. O quadro afeta o tecido epitelial e causa a diminuição da quantidade de gengiva que cobre o dente.

A diminuição da densidade óssea também afeta o osso alveolar e maxilar. Sendo assim, a fragilidade dos ossos compromete a estabilidade dos dentes e eles podem se soltar.

  1. Formigamento nas pernas

O formigamento dos membros é comum, muitos sentimos ao longo da vida. Ele é causado pela má circulação ou pela compressão do nervo local, por isso pacientes da terceira idade devem ficar atentos, pois ele também pode ser um sinal de Osteoporose.

A sensação de dormência pode surgir quando ocorre alguma fratura das vértebras da coluna lombar, chamada de fratura por compressão, podendo causar pressão na medula espinhal ou nos nervos próximos à vértebra afetada.

  1. Má postura

A osteoporose pode também causar uma deformidade da coluna, como a cifose. Portanto, uma mudança acentuada do alinhamento da coluna pode ser um sinal.

Isso acontece devido ao enfraquecimento das vértebras da coluna torácica, que ficam mais finas na parte da frente, enquanto a parte de trás das vértebras permanece relativamente intacta, resultando em uma postura encurvada para a frente.

É possível se prevenir da Osteoporose?

Ainda que os números sejam preocupantes, a boa notícia é que a manutenção da saúde óssea pode ser feita de forma simples.

Incluir na rotina o consumo de alimentos que contribuem para o fortalecimento ósseo e seguir um calendário anual de prevenção e consultas médicas regulares é o melhor caminho.

Mulheres em idade próxima ao início da menopausa e de histórico familiar propenso à doença devem ter atenção redobrada e adotar medidas como as elencadas a seguir.

Veja mais: 5 Alimentos que contribuem para o fortalecimento dos ossos