Apesar de cada vez menos invasivas, as cirurgias de coluna geram medo e muitas dúvidas entre as pessoas. Ainda que um procedimento cirúrgico não seja recomendado em todos os casos, é preciso se desfazer de alguns dos mitos mais populares relacionados ao tema.
Logo abaixo vamos desmistificar quatro mitos que você já deve ter ouvido por aí. Confira!
Veja também: Text Neck: já sentiu dor por passar muito tempo no celular?
Talvez o maior medo de quem precisa passar por uma cirurgia na coluna é o grau invasivo da técnica. A verdade é que atualmente os procedimentos estão cada vez mais simplificados.
Ao passo que a medicina avança tecnologicamente, as operações se tornam mais “gentis” com o corpo. Cirurgias na coluna podem ser minimamente invasivas, realizadas através de micro inserções de tubos e até agulhas. O método conta com o uso de câmera ou aparelhos de raio-x que guiam o cirurgião durante o procedimento.
Esse tipo de procedimento, além de seguro, é tão efetivo como uma cirurgia mais invasiva.
Quem passa por uma cirurgia na coluna vertebral não necessariamente precisa enfrentar um pós operatório longo e traumático.
Com exceção das intervenções para tratar deformidades ósseas ou fraturas, o usual em cirurgias minimamente invasivas é que o paciente saia do hospital em um ou dois se sentindo bem e andando normalmente.
Além disso, o pós operatório não restringe a prática de esportes e o trabalho, desde que com avaliação e acompanhamento médico, é claro.
Segundo o IBGE, a hérnia de disco acomete atualmente mais de 5,4 milhões de brasileiros. Mas o que muitos não sabem é que a cirurgia não é a única forma de lidar com o problema.
Dados da Sociedade Brasileira de Coluna mostram que cerca de 95% dos casos não exigem intervenções cirúrgicas, podendo ser tratados de forma mais simples na rotina do paciente.
O tratamento não cirúrgico pode ser feito com uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas e ortopedistas, através de medicamentos orientados por um médico especialista, RPG ou alongamentos específicos para tratar o problema.
Se você já tem um diagnóstico ou quer se prevenir contra a hérnia de disco, siga as recomendações básicas:
Veja também: A cirurgia de hérnia de disco é indicada em todos os casos?